Estamos vivendo uma transformação na forma de como todos iremos nos comportar quando tudo voltar ao normal, isso tem que ser levado muito a sério.
A forma de comprar, vender ou prestar serviços vai mudar, não é mais uma questão de comprar pela internet, é a questão de como vender e comprar com tecnologia sem perder a humanidade.
Segundo estudos, uma retomada semelhante à nossa vida antes do vírus virá somente a partir de 2022, o que significa não será igual, pois novos costumes foram adquiridos nesse período.
Hoje, todas as empresas investiram muito para ter seus profissionais trabalhando em home office, é bem provável que mais de 50% dessas pessoas nunca mais voltarão a trabalhar em um escritório novamente, continuarão em casa, por várias razões: custo de espaço, tempo de deslocamento, custo do transporte, qualidade de vida, infraestrutura do escritório para suportar a volta do pessoal e outros detalhes.
Aí é que entra o pequeno empreendedor e prestador de serviços e, melhor, a valorização da região, do bairro.
As pessoas irão sair menos das suas regiões, muito menos que antes dessa crise, as pessoas necessitam da infraestrutura de comércio e serviços à sua volta, da sua região, do seu bairro.
Aqui é que as ideias entram de como fazer as coisas simples, a um investimento acessível, sobreviver e crescer.
Vamos pensar em uma padaria artesanal, e aqui poderia ser uma “quitanda”, uma vidraçaria, uma papelaria, ou qualquer outro pequeno comércio com algumas variações é claro.
Exemplo, aqui “viajando na ideia”:
- Ter uma câmera ligada o tempo todo em uma “sala virtual” com link aberto para qualquer cliente olhar o local, isso traz confiança como se a gente (cliente) estivesse indo na loja e vendo a “limpeza” podendo até falar com o atendente.
- Ter um chat virtual para conversar com o cliente e anotar uma compra, “5 pães francês, uma baguete, 4 doces”.
- Fechado o pedido no chat, receber essa lista para conferir.
- Fechar o pedido e mandar para o cliente, via uma rede de pagamento p-2-p**, recebendo de imediato, sem maquininha, banco, etc, do celular do cliente para o da “padaria artesanal”.
- Definir um horário para o cliente pegar os pães.
- Receber um WhatsApp ou SMS que o cliente está chegando na porta do estabelecimento
- Sair, entregar a encomenda (sem contato físico).
Ou, corta a primeira parte do atendimento virtual, deixa um computador com uma sala ligada no balcão para os “clientes entrarem” e fazer o pedido para você, falando e olhando (empatia) como se fosse presencial.
Esse é só um desenho de sugestão, mas isso depois do vírus não vai mudar, quem se acostumar vai continuar comprando da mesma forma, facilidade.
**p-2-p, píer-to-pier, ou person-to-person, é uma forma de transferência de dinheiro que vem se propagando no mundo, de celular para celular, onde você tem “uma conta no celular” com uma carga de dinheiro e transfere automaticamente para outra pessoa.
O pagador inclusive pode pagar com seu próprio cartão de crédito para a outra pessoa sem a necessidade do recebedor ter a famosa maquininha para isso.
Vamos conversar, trocar ideias, queremos te ajudar a pensar, nós conhecemos tecnologia e você o seu negócio.
Nós do EV queremos participar com você dessa mudança, apoiar na transformação, pois acreditamos que nada será igual como antes, mas é necessário fazer essa mudança gradual adequando o seu negócio e ajustando a tecnologia necessária sem perder o lado humano, com um investimento sustentável e justo.
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