Quem faz pesquisas na internet em busca de produtos ou serviços geralmente é para comprar e deve ser considerado um cliente em potencial. Não estar “alcançável pelos motores de pesquisa” ou acreditar apenas nas redes sociais pode impactar diretamente nos ganhos.
Recentemente, um de nossos clientes ME suspendeu os serviços contratados.
Para ele, tínhamos um website que ele mesmo achava ter uma excelente diagramação para o negócio, além de conteúdo de qualidade que colocávamos com a sua aprovação. Também trabalhávamos com o Google Meu Negócio e campanhas pagas no Google Ads.
Como conceito, entendemos que um website é onde você mora, é o seu endereço virtual, independente de redes sociais. Estas devem ser trabalhadas, mas sempre ligadas ao seu principal endereço.
Aprendemos isso com o fim do Orkut, seguido pelo Google+ e agora com o fim dos sites gratuitos do Google. Isso sem contar com as constantes mudanças de políticas das redes sociais, que podem causar impactos significativos.
Caso queira ver o resultado desse trabalho em um cliente, vá até o fim deste post.
Voltando ao cliente que decidiu parar com nossos serviços e optou por continuar apenas com as redes sociais, Facebook e Instagram. Quando entramos em contato recentemente, descobrimos que ele está fechando o seu negócio.
Questionado sobre o motivo do fechamento, ele comentou que sentiu o impacto da queda nas pesquisas do Google, pois não tinha mais o site e conteúdo constante para alimentar os motores de busca e atualizações no Google. Além disso, não realizava campanhas no ADS, onde investia apenas R$ 30,00, entre outros fatores.
Nós, como empresa, recebemos centenas de contatos de “prestadores de serviços” que prometem milagres nas redes sociais e nos garantem riquezas. Fico imaginando leigos que acreditam em “seguidores” e hoje em dia são facilmente enganados por “motores de cliques” falsos.
Nossa empresa acredita na simplicidade. Acreditamos em fazer com que os mecanismos de pesquisa encontrem o seu negócio. Acreditamos que ter um website agradável, que forneça ao futuro cliente informações claras e um perfil do seu negócio, traz resultados.
Quem pesquisa na web geralmente está em busca de informações sobre produtos ou serviços que deseja adquirir. Um exemplo pode ser esse mesmo ex-cliente:
Divulgação – Com um investimento de
-
- R$ 30,00 por mês para divulgação em
- um raio de 7 km do local onde ele atendia,
- o resultado semanal era de 320 visualizações no anúncio Google Ads e
- 10 cliques para abrir.
Nas pesquisas do Google, impulsionadas pelos motores de busca em relação ao site e às atualizações, houve uma média mês de:
-
- 570 cliques no perfil da empresa por mês, com
- 40 pessoas solicitando informações e
- 4 realizando uma ligação diretamente do Google.
- Outras pessoas entravam em contato diretamente com a empresa por telefone ou WhatsApp.
- Lembrando que as avaliações positivas existentes no Google estimulam o possível cliente.
Redes sociais são ferramentas de divulgação, funcionando como uma vitrine para atrair clientes para dentro da loja.
Agora vamos tomar como exemplo um cliente que está conosco há mais de 10 anos. Nós atuamos com website, perfil no Google, conteúdo e anúncios pagos, redes sociais, e o resultado é:
Motor de pesquisa resultado em um mês:
- mais de 3.400 visualizações do perfil
- mais de 1.700 visualizações por pesquisa pelo tipo de produto ou serviço
- mais de 100 pessoas pediram informações
- mais de 75 pessoas acessaram o site
- mais de 20 ligações pelo Google para evoluir com o contato, isso sem contar contatos pelo WhatsApp direto
Divulgação paga, resultado médio em uma semana para um:
- investimento mensal de R$ 60,00
- em um ráio de 20 km do local
- Frequência de exibição dos anúncios 467
- Cliques nos anúncios 40
- Ligação direta pelo Google 2 sem contar contatos por WhatsApp
É importante entender que um serviço como esse prestado mensalmente não é um investimento tão dispendioso. Porém, se a visão for imediatista, não realize, pois o resultado no mundo virtual vem com o tempo e amadurecimento, aí sim valerá a pena, o que provavelmente, seu concorrente já tem e fez.
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