Categories: Artigos

Se você é do varejo você tem que admirar Luiza Trajano

Há anos venho acompanhando o trabalho da Sra. Luiza e o seu magazine Luíza, e o que mais me chama a atenção é que em todos os artigos ela coloca sua preocupação com o cliente e com seus funcionários.

Nós entendemos que o pequeno varejo tem poucas armas para competir e as principais são: qualidade, dedicação e empatia.

O título do artigo “Varejo deve priorizar inovação e atendimento, diz Luiza Trajano”, que vamos compartilhar coloca dois pontos muito interessantes para o pequeno comércio.

Um diz respeito ao atendimento, essa é a chave para o pequeno comércio, sem ele a tendência será o fechamento, só o pequeno comércio tem a capacidade de conhecer o cliente. Apesar dos médios e grandes grupos estarem cada vez mais implantado CRMs (ferramentas de relacionamento e conhecimento do cliente) só o pequeno comércio é que olha olho no olho, sabe o nome e as preferências sem necessidade de tecnologia, isso é o diferencial, EMPATIA, relacionamento humano, isso é inovação, o futuro.

Gostaria de dar um testemunho: cresci vendo um tio trabalhando na sua loja de material de construção, aquelas pequenas de esquina no bairro da Mooca. Ele sabia o nome de todos que entravam na loja, conhecia seu produto, sabia recomendar, sabia conversar e tornar aquele momento do cliente dentro da loja socada de artigos diversos, especial. Com essa loja ele criou 3 filhas, tinha sua casa, seu carro, vivia bem. Com o tempo ele se aposentou, a loja passou para outra pessoa depois faliu. Ai vem a máxima, o mundo mudou, os grandes acabaram com a loja.

A minha lição foi que em torno da loja dele não havia nenhum grande, as pessoas eram as mesmas, e até filhos das mesmas, o que mudou foi o atendimento, que era o segredo do sucesso.

No que diz respeito à inovação, outro ponto do artigo, ai o pequeno comércio perde, apesar da EMPATIA hoje ser um fator de inovação, falta recursos e conhecimento para investir em tecnologia e é ai que o Especial Você entra, unindo vários “pequenos” e disponibilizando funcionalidades compartilhadas, a primeira é o Programa de Fidelidade.

Outro aspecto que nos incomoda (EV) são os aproveitadores, fornecedores de tecnologia com visão curta que levam o pequeno comércio a fazer investimentos desnecessários sem resultados.

Segue o Link da entrevista desta pessoa que faz diferença Luiza Trajano, clique aqui…

Share this content:

Marco Vidal

Share
Published by
Marco Vidal

Recent Posts

Resultado dos motores de pesquisa muito mais que redes sociais

Quem faz pesquisas na internet em busca de produtos ou serviços geralmente é para comprar…

1 mês ago

Você sabe quando perdeu ou está perdendo um cliente?

Estudo mostra que o custo para conquistar cliente é 7 a 8 vezes maior do…

2 anos ago

Por que é tão difícil o pequeno empreendedor entender o uso de tecnologia?

Ou melhor, porque o pequeno gasta tão mau o dinheiro em TI. Essa resposta eu…

3 anos ago

O futuro do varejo, ou melhor, o presente

FIDELIZAR sempre foi o nosso foco, conhecer o seu cliente e cativar, nossa visão é…

3 anos ago

Quem não se reinventar vai morrer, não pelo vírus, mas pelo mercado.

Que estamos vivendo uma transformação na forma de como todos iremos nos comportar quando tudo…

3 anos ago

O mapa da mina: quem é e como chegar ao seu consumidor no varejo

Se sua marca está decidida a falar direto com o cliente final via e-commerce, entenda…

3 anos ago