Artigos

Você sabe quando perdeu ou está perdendo um cliente?

Estudo mostra que o custo para conquistar cliente é 7 a 8 vezes mais alto do que manter um existente, portanto, perder um cliente que entrou no estabelecimento significa não só perder dinheiro como também estar gastando dinheiro.

Mas como saber que estamos perdendo clientes?

Isso é possível, com poucas informações você poderá “sentir” a falta do cliente e atuar para recuperá-lo.

Outro aspecto importante é humanizar o atendimento, essa é realmente a força do empreendedor.

A percepção de que um cliente está nos abandonando é fundamental para sobrevivência, hoje grandes varejistas mostram isso todos os dias, eu recebo mensagens do UBER, Pão de Açúcar, BIG, entre tantos outros que investem em reter clientes.

Para o pequeno empreendedor, cada cliente perdido é muito mais que a perda de receita, significa reduzir a sobrevivência.

Quando falamos da tecnologia para entender quando o cliente está nos abandonando, podemos até pensar que é cara e custosa, grande engano, com soluções simples, poderemos identificar e agir.

 

Vou dar alguns exemplos pessoais, afinal sou um consumidor:

  • Pizza – todos comemos, mas eu nunca fui procurado por uma pizzaria delivery que comprei uma vez e nunca mais, eles nem se preocuparam pela razão, acho que eles não necessitam do meu dinheiro.
  • Pão artesanal – entrei uma vez em um local ao lado de casa e nunca mais voltei, mais um empreendedor que despreza o meu dinheiro.
  • Cabelo – durante anos cortei no mesmo local, parei de ir, nunca me procuraram para saber da minha ausência.
  • Pet – mudo de local onde dou banho no meu cachorro e não sou procurado para saber o motivo.

Existem outras iniciativas possíveis quando você conhece seu cliente:

  • Frequência – mesmo que o seu cliente não te abandone ele pode por vários fatores mudar a frequência, porque não o lembrar que que está chegando a hora de voltar.
  • Prêmio – faça diferente do mercado, controle você os benefícios de um cliente fiel, quando chegar a hora, entre em contato e dê a ele um bônus.

Com um investimento pequeno é possível, sem sofisticação, é possível atuar na retenção de clientes, mas sem excesso de tecnologia, o cliente gosta de tratamento humano.

Clique aqui e entre em contato por WhatsApp

Todas as ideias podem ser adaptadas à tecnologia. É claro que tudo tem um preço, mas falar com alguém pode ajudar a colocar a ideia adaptada em uma tecnologia com custo acessível. Estamos aqui para ajudar.

Share this content:

Marco Vidal

Recent Posts

Resultado dos motores de pesquisa muito mais que redes sociais

Quem faz pesquisas na internet em busca de produtos ou serviços geralmente é para comprar…

1 mês ago

Por que é tão difícil o pequeno empreendedor entender o uso de tecnologia?

Ou melhor, porque o pequeno gasta tão mau o dinheiro em TI. Essa resposta eu…

3 anos ago

O futuro do varejo, ou melhor, o presente

FIDELIZAR sempre foi o nosso foco, conhecer o seu cliente e cativar, nossa visão é…

3 anos ago

Quem não se reinventar vai morrer, não pelo vírus, mas pelo mercado.

Que estamos vivendo uma transformação na forma de como todos iremos nos comportar quando tudo…

3 anos ago

O mapa da mina: quem é e como chegar ao seu consumidor no varejo

Se sua marca está decidida a falar direto com o cliente final via e-commerce, entenda…

3 anos ago

“Wellness: Bem-estar. Bom para a saúde. Bom para os negócios”

Essa tendência abre grandes oportunidades para os diversos segmentos voltados à oferta de sensações, como…

3 anos ago