Bem-vindo a Plataforma Conheça o seu Cliente

O Plataforma Conheça o seu Cliente é uma forma simples, rápida e econômica de conhecer e reconhecer seu cliente e dessa forma trabalhar para aumentar o seu faturamento.

Como funciona o Plataforma Conheça o seu Cliente, tire suas dúvidas

Em geral, não nos preocupamos exatamente com o comportamento do nosso cliente, mas sim com a perda ou crescimento do faturamento. Assim, nem sabemos:

- Quais são os nossos melhores clientes;
- Quantos novos clientes conquistamos no mês;
- Quais clientes não nos visitaram mais e perdemos vendas;
- Qual foi o impacto de uma ação de promoção ou marketing em novos clientes, se valeu a pena o investimento;
- Como trazer um bom cliente de volta;
- Como reconhecer quem realmente é um cliente fiel.

Essas são questões que, em geral, não nos preocupamos por achar muito complicado e que geram perda de faturamento.

Em meu bairro vejo constantemente negócios sendo abertos e fechados, eu mesmo deixo de ir a uma loja ou prestados de serviços que era frequentador sem que esse se preocupe na perda do cliente, eu.

É uma forma de entender o seu cliente.

Não há necessidade de investimento em tecnologia ou instalar qualquer coisa em seus equipamentos, basta se cadastrar na área exclusiva para o seu negócio, no Especial Você (EV).

Lá você poderá registrar cada compra dos seus clientes usando qualquer equipamento, seja celular, tablet ou computador, gerando assim um histórico para entender cada cliente.

Quando o cliente atingir a meta para ser reconhecido, meta essa definida por você, o sistema avisará que o cliente está elegível para receber sua atenção.

A responsabilidade pelos próximos passos e pelo contato com o cliente é sua.

Nós acreditamos firmemente que esse contato direto faz toda a diferença.

Por exemplo:

> 1 ponto pode ser equivalente a R$ 1,00, e você pode determinar quanto o cliente deve gastar para receber sua atenção.

> O valor do ponto pode ser qualquer quantia, como R$ 0,50, e o sistema se encarregará de calcular.

> 1 ponto pode valer qualquer variação, até mesmo a compra de um mesmo produto, garrafas de vinho

Quem decide a forma de valorizar o cliente é a própria loja, empresa, prestador de serviços, etc.

Quando o cliente atingir a meta necessária, o sistema informará que ele está elegível para receber sua atenção.

O objetivo do programa de reconhecimento é estabelecer a meta que o cliente deve atingir para receber sua atenção.

Essa é uma estratégia individual que deve ser cuidadosamente avaliada.

Por exemplo, em uma sorveteria, pode ser considerado que um cliente que gastou R$ 500 merece ganhar um brinde de R$ 25 em sorvete, desde que isso esteja dentro dos custos previstos.

O valor exato do reconhecimento não é o foco principal. O objetivo é convidar o cliente a visitar a loja e receber um agrado.

O foco está em convidar o cliente seja para um brinde, um evento, um lançamento, etc.

É importante ressaltar que a gestão da meta é feita pelo estabelecimento, e não pelo cliente. Este nem mesmo tem conhecimento do sistema, mas certamente ficará grato pela gentileza.

O sistema não visa ser apenas uma plataforma de "pontuação" para o cliente, mas sim uma forma do estabelecimento demonstrar sua iniciativa e valorizar a fidelidade dos clientes.

Para qualquer negócio, saber se estamos conquistando novos clientes é fundamental, e com a plataforma isso é possível.

Junto com os relatórios enviados, irá também um referente aos novos clientes conquistados.

Conquistar um cliente custa caro e perdê-lo significa prejuízo, portanto saber que um cliente está nos abandonando é fundamental.

Através da plataforma é possível entender quando um cliente deixou de comprar e atuar para trazê-lo de volta.

Por legislação, o ideal é ter o mínimo de informações do seu cliente. Na nossa plataforma, temos duas coisas fundamentais:

1 - o número do celular, que é a forma de identificar e guardar os dados das compras do cliente;

2 - o que vamos chamar de pontos por compra.

O número de celular é essencial para acumular os pontos dos clientes.

Se o seu negócio tiver várias filiais, o reconhecimento será feito independentemente da localização, sempre com base no número de celular.

Outros dados são possíveis de coletar, mas não são obrigatórios, e poderemos ajustar para cada negócio participante da plataforma.

As possibilidades são infinitas, aqui vão algumas sugestões:

- Oferecer um brinde ao cliente para que ele visite a "loja" e, uma vez na "loja", compre
- Convidá-lo para eventos promocionais futuros
- Convidá-lo para promoções exclusivas antes dos demais clientes
- Oferecer atenção especial e auxílio durante as compras
- Implementar outras iniciativas de acordo com o tipo de negócio

Com essas ações, é possível motivar o cliente a:

- Trazer amigos para o seu negócio
- Fazer elogios nas redes sociais
- Aumentar o volume de compras
- Gerar uma imagem positiva do negócio
- Inúmeras outras iniciativas que lhe farão vender mais

Toda semana são emitidos relatórios sobre o comportamento dos clientes:

> um relatório ABC de todos os clientes em ordem decrescente por pontuação

> um relatório dos clientes que atingiram a meta de reconhecimento

> um relatório dos novos clientes que entraram na semana anterior

> um relatório dos clientes que não compram há mais de um mês

Outros tipos de informação poderão ser desenvolvidos considerando as necessidades de cada negócio.